No final dos anos 40, nas dependências do Clube de Regatas Saldanha da Gama, um grupo de aficionados pelo esporte se reunia nas tardes dos finais de semana para prática de halterofilismo, que na época era pouco conhecido.
O número de praticantes aumentava a cada semana cujo crescimento obrigou os responsáveis a solicitar um lugar adequado para prática do esporte. Foi oferecido nas dependências do Clube de Regatas Saldanha da Gama um espaço, entretanto o lugar oferecido era pequeno, não atendia às necessidades do grupo.
O grupo de atletas fundou uma agremiação nas dependências do Centro dos Estudantes de Santos, na Rua Sete de Setembro,na época.
Reunidos no dia 25 de outubro de 1950, foi fundado o Clube Santista de Halterofilismo – CSH, onde foram sugeridos vários nomes, porém por unanimidade o “CSH” venceu. Estavam presentes na fundação os senhores: Jattil Cardim, César Natário, Pascoal Bertoni, Gérson Dória, Jaime Justo da Costa, Elias Oliveira Neves, Ernesto Monegatto, Carlos Tozzi e Alfredo Sanches Fernandes.
Nascido com pouca expressão, o CSH, tornou-se uma lenda, vencendo campeonatos nacionais e internacionais. Localizado atualmente na Praça dos Andradas, nº 93, Centro, Santos.