Na cidade de Santos, São Paulo, era fundado no dia 25 de outubro de 1950, o Clube Santista de Halterofilismo, fruto da união de um pequeno grupo de amigos que visava o aprimoramento e divulgação de um esporte ainda pouco conhecido e, por conta disso, cercado de mitos e preconceitos por parte do público leigo.
Tratava-se de entidade associativa sem fins lucrativos, destinada à prática da musculação, do levantamento de peso básico (agachamento, supino e levantamento terra), bem como e, principalmente, do halterofilismo propriamente dito.
Nesta toada, o Clube Santista de Halterofilismo revelou grandes nomes do esporte, iniciando poucos anos após sua fundação, no dia 26 de fevereiro de 1953, no ginásio do Santos Futebol Clube, a mística que perdura até hoje como o campeonato com maior duração ininterrupta do Brasil e da América Latina: O MR. SANTOS.
Desde o campeão da primeira edição do evento, o estivador Augusto dos Santos, atleta de condição física impressionante para a época, muitos foram os nomes que abrilhantaram a competição, elevando-a ao grau de excelência que ocupa hoje.
O MR. SANTOS é atualmente uma marca patenteada e um dos campeonatos de fisiculturismo de maior destaque dentro e fora do país por conta da tradição que carrega em seu nome, gozando de forma unânime do respeito de atletas, técnicos, dirigentes e empresários do esporte.